Dia da Freguesia
No passado dia 8 de Março – data do nascimento de António José de Ávila, Duque D’ Ávila e Bolama – foi celebrada, no Teatro Faialense, a XIX Sessão Solene do Dia da Freguesia da Matriz.
No discurso de abertura da sessão o Presidente da Junta de Freguesia, Laurénio Tavares, disse ser esta a última celebração deste dia no mandato autárquico para que foram eleitos em 2021 e que este ano termina, e fez o resumo do trabalho da Junta nos últimos quatro anos no cumprimento da maioria dos compromissos assumidos com os matricenses, tendo sempre por objetivo melhorar a qualidade de vida dos fregueses da Matriz, do desenvolvimento do seu território e de contribuir para a afirmação e o prestígio desta secular freguesia.
No uso da palavra a presidente da Assembleia de Freguesia da Matriz, a presidente da Assembleia Municipal da Horta, o presidente da Câmara Municipal da Horta e o presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que presidiu à sessão, enalteceram a centralidade da freguesia da Matriz, e a importância do trabalho das Juntas de Freguesia no serviço à comunidade e no desenvolvimento do território.
Nesta sessão solene foi homenageado o distinto faialense Alberto Romão Madruga da Costa, tendo o orador convidado Dr. Gualter Furtado feito uma dissertação sobre a figura e a obra do homenageado.
Foram também homenageados os matricenses Rodrigo Garcia, campeão nacional infantil de motocross, Amaro Teixeira que se sagrou vice-campeão do mundo em marcha atlética no escalão M35, o Grupo de Dança Corpo em Movimento pelas excelentes classificações obtidas em campeonatos de dança a nível da europa e do mundo, e Mónica Silva pelos 20 anos de bons serviços prestados à Junta de Freguesia.
A sessão solene foi encerrada com um excelente momento musical pelo quarteto “Sons em Triângulo”, da vizinha ilha do Pico, com a participação do Grupo de Dança Corpo em Movimento.
Neste dia foi apresentado o opusculo com o título “Os Açores e o 25 de Abril”, com o texto da intervenção do Dr. João Bosco Mota Amaral feita na celebração do Dia da Freguesia em 2004.