No passado dia 8 de Março, data do nascimento de António José de Ávila -Duque D’Ávila e Bolama, a Junta de freguesia realizou, no Teatro Faialense, a XV sessão solene evocativa do dia da Freguesia da Matriz.
Para além dos discursos iniciais, foram homenageados a título póstumo Carlos Alberto da Silva Machado, pelo seu exemplo de participação cívica na comunidade e no desempenho do cargo de autarca de freguesia, e Mário de Mesquita Frayão, pelo seu exemplo de cidadania ativa e pelo contributo prestado à cultura faialense. Foi também homenageada a Loja Tabu pela celebração do seu 25º aniversário de atividade comercial, ocorrido em 2020.
No decorrer da sessão teve lugar a conferência «Horta uma Cidade Portuguesa entre o Reino e o Império», proferida pela Professora Doutora Antonieta Reis Leite, tendo sido também lançado o opúsculo «A Fortificação da Horta – Defesa e Identidade», da autoria do Tenente Coronel Manuel Augusto Faria.
A sessão solene foi encerrada com a atuação do Duo de Coimbra “CORDIS piano & guitarra portuguesa”.
Ainda neste dia foi celebrada, na Igreja Matriz, uma missa de Ação de Graças pela intenção de todos os Matricenses.
Lamentavelmente esta sessão solene teve de ser limitada às normas sanitárias em vigor, pelo que se espera a compreensão de todas as personalidades ou entidades, bem como de todos os Matricenses, que, como habitualmente, seriam convidados, mas que nas atuais circunstâncias tal não foi possível fazer.