Histria

Igreja da Matriz

Durante algum tempo atribuiu-se a origem do nome Horta a esta cidade ao facto de nas nossas casas haver muitos quintais, com as suas pequenas hortas. Hoje talvez mais correctamente atribui-se a origem da palavra Horta à evoluão e aportuguesamento do apelido Huertere ou Hurtere  de Joss Van Urter, o flamengo que no sculo XV, foi o primeiro capitão-donatrio da ilha do faial. Embora toda a documentaão mais antiga conhecida se refira j à existência da freguesia da Matriz (do latim matrice, lugar donde alguma coisa se gera), pensa-se que a fundaão da Horta se tenha dado em torno de dois plos, localizados nas duas extremidades da sua baa; lado sul junto ao areal do monte Queimado, onde se ficaram os primeiros povoadores, que construram não s a residência do primeiro Capitão Donatrio e a Ermida da Sta Cruz; e no lado norte, no sitio da Alagoa. A Ligaão destes dois ncleos, hoje localizados na Freguesia das Angstias e da Conceião, ir Contribuir para o desenvolvimento da Horta, elevada, entretanto a Vila por D. Manuel I, por volta de 1498, e para o surgimento de outra freguesia: a Matriz, situada na Zona Central da Vila.  

A partir do sc. XVII, a Vila consolida-se comeando gradualmente a afirmar-se a freguesia da matriz, graas à transferência da sede poltica e administrativa para a Zona Central da Vila, por volta de 1632, ao aumento da populaão, à construão de grandes edifcios religiosos e, no Sc. XVIII, ao papel da baia no contexto do comrcio do Atlntico Norte. Por isso, a freguesia da Matriz transformar-se- no centro poltico administrativo, religioso e comercial da cidade da Horta, elevada a esta categoria pelo Alvar de 4 de Julho de 1833, e da ilha do Faial. A sua penetraão para o interior est em constante crescimento, sobretudo na direcão da zona das Dutras fenmeno que se verifica desde os finais da dcada de 1980.

Legenda da Fotografia
Convento dos Jesuitas

 

 

 

 

 


NEWSLETTER
Receba notícias nossas

 

 

 

Festas do Bairro
Nos dias 15, 16 e 17 de julho decorrem as Festas do Bairro da Boavista comemorando as festividades de São Pedro.
 
Matriz assinala Dia da Freguesia
A Matriz, freguesia mais central do concelho da Horta, assinalou no dia 8 de maro mais um Dia da Freguesia, data que marca tambm, o nascimento de Antnio Jos de vila, mais tarde Duque D vila e Bolama.
 
3.ª Edião do Urban Tral da Matriz com forte participaão
A edião deste ano, apresentou-se com um novo percurso desafiante aos atletas que compareceram à partida levando-os a percorrer alguns recantos histricos da freguesia.
 
Abertas candidaturas para bolsa de estudo
Estão abertas as inscriões a todos os interessados em beneficiar de uma bolsa de estudo a fim de prosseguir os estudos ao nvel do ensino superior.