A freguesia da Matriz é a mais central freguesia citadina do concelho da Horta, ilha do Faial, na Região Autónoma dos Açores.
É na Matriz que estão sedeados alguns dos mais emblemáticos edifícios da ilha do Faial: Colégio dos Jesuítas – onde se encontram a Igreja Matriz, a Câmara Municipal, o Museu Regional da Horta e a Junta de Freguesia – a casa onde nasceu Manuel de Arriaga, que foi o primeiro Presidente da Republica Portuguesa, o Palacete de Santana, hoje Escola Profissional da Horta, o Império dos Nobres, a Biblioteca Publica e Arquivo Regional João José da Graça, o DOP (antigo hospital Walter Bensaude), o Teatro Faialense, o Centro de Cultura e Exposições da Horta (ex-Banco de Portugal), sem esquecer o coração da autonomia açoriana, a Assembleia Legislativa dos Açores.
Outras entidades e instituições marcam indelevelmente a história da Matriz, como seja, a Sociedade Amor da Pária, que foi o berço da autonomia dos Açores, o Grémio Literário Artista Faialense, os Bombeiros Voluntários, a Casa de Infância de Santo António, o Lar de São Francisco, o Sporting Clube da Horta, passando ainda pelos serviços públicos de Finanças, os CTT ou pelo gracioso ponto de encontro que é o Mercado da Horta.
Desta freguesia são várias as personalidades que contribuíram para a história da ilha, falamos de António José de Ávila, Florêncio Terra, Manuel de Arriaga, João José da Graça, entre outros.
Na Matriz destaca-se também o seu rico património religioso com a imponência dos seus templos – Igreja Matriz do Santíssimo Salvador, Igreja de São Francisco e Igreja do Carmo.
Um dos ex-líbris da Matriz é a Torre do Relógio, antiga torre sineira da primitiva Igreja Matriz.
A Matriz dispõe de vários espaços verdes e bonitos jardins, onde sobressaem o Jardim Florêncio Terra, a Praça da Republica e o Largo Duque D’ Ávila e Bolama.
Esta freguesia tem também locais de onde se podem desfrutar belas vistas panorâmicas, como sejam o Miradouro do Monte Carneiro, o Miradouro do Salto da Ribeira ou a Avenida Marginal, frente ao canal que se estende até às ilhas do Pico e de São Jorge.
Com cerca de 3000 habitantes, numa área de 1.62km2, a Matriz é uma freguesia que tem por base da sua economia o comércio e os serviços.
Comemora o seu dia da Freguesia a 8 de Março – data do nascimento de António José de Ávila, mais tarde Duque D’ Ávila e Bolama – desde o ano de 2005.
Notas
- Região: Região Autónoma dos Açores
- Ilha: Faial
- Concelho: Horta
- Município: Câmara Municipal da Horta
- Paróquia: Matriz do Santíssimo Salvador
- Orago: Santissimo Salvador
- Gentílico: Matricense
- Dia da Freguesia: 8 de Março
- Área: 1.62Km2
- Número de Habitantes: 2 562 (Censos 2011)
- Número de Eleitores: 2 220 (Eleições autárquicas 2017)
- Densidade Populacional: 1 551 hab/Km2
- Ponto Mais Elevado: Monte Carneiro - Miradouro (287m altitude)