"Somos ns que estamos mais prximo da populaão"
Na ocasião a autarca social democrata lembrou o anseio da junta de freguesia de transferir a sua sede para o antigo edifcio que albergava a Biblioteca da Horta.
A presidente da junta de freguesia da Matriz, Alice Menezes da Rosa, durante o discurso na sessão solene do Dia da freguesia da Matriz, incitou os restantes autarcas das mais pequenas instituiões do poder local a assumirem um papel solidrio e de proximidade perante os os seus cidadãos.

Na sessão solene, que decorreu na Sociedade Amor da Ptria a 8 de maro, Alice Menezes da Rosa mostrou-se crente que a nvel de intervenão junto à populaão mais carenciada as juntas de freguesia poderiam ter um papel mais interventivo, rematando somos ns quem est mais prximo das populaões e isso uma mais-valia que exige ser potenciada.

As juntas de freguesia são a primeira porta disponvel para os cidadãos, aquela porta a que muitos recorrem nos momentos menos fceis, muitas vezes à procura de uma soluão para o seu problema, para as suas dvidas. Outros apenas batem à nossa porta para que algum oua a sua voz. As pessoas querem ser ouvidas e c estamos ns para as ouvir, para pensar nos seus problemas, para procurar soluões, ou então para encaminhar para quem possa solucionar, sublinhou a presidente desta junta de freguesia.

Na ocasião a autarca social democrata lembrou o anseio da junta de freguesia de transferir a sua sede para o antigo edifcio que albergava a Biblioteca da Horta, aproveitando tambm a ocasião para, junto a quem de direito, solicitar a implementaão de um projeto de remodelaão e modernizaão do Mercado Municipal.

Menezes da Rosa enfatizou a importncia que este projeto poderia ter para a freguesia, ao atuar num equipamento que pode dar um importante contributo para a economia local, sendo o mais tpico na rea do comrcio tradicional, um verdadeira cartão-de-visita para a nossa cidade, sendo uma mais valia para o turismo local.

As dificuldades econmicas de parte da populaão local e a intervenão de mbito social não passaram despercebidas durante o discurso da autarca, mencionando o Centro de Convvio e a atuaão conjunta com entidades e organismo com capacidade de resposta para as questões de crescente necessidade socioeconmica como provas da atuaão da junta de freguesia nestas reas.

Entre as preocupaões da junta de freguesia da Matriz est a degradaão do centro histrico da cidade da Horta, a desertificaão e a necessidade de criar alternativas ao nvel do estacionamento e do trnsito local. Ao invs, a presidente mostrou-se satisfeita com o empenho da Cmara Municipal da Horta na intervenão da zona envolvente da Torre do Relgio.

Foi ainda anunciada a criaão de um bolsa de estudo, a ser atribuda a um jovem matricense que pretenda prosseguir estudos no ensino superior.

Matriz lanou selo comemorativo

O executivo da junta de freguesia da Matriz aproveitou o momento para encerrar tambm as comemoraões dos 500 anos desta freguesia central da cidade da Horta, momento assinalado com o lanamento de um selo comemorativo alusivo à data.

Marcaram presena na mesa de honra desta cerimnia, alm da presidente da junta de Freguesia, a presidente da Assembleia Legislativa da Região Autnoma dos Aores, Ana Lus, o vice-presidente da Cmara Municipal da Horta, Lus Botelho, a presidente da assembleia de freguesia da Matriz , Aida São João, e a professora catedrtica Gilberta Rocha, oradora convidada que proferiu a conferência Faial: configuraões demogrficas.

A homenageada da noite foi Eugnia vila Ramos, matricense de nascimento que tem dado cartas no mundo artstico e na publicidade. Entre os principais feitos desta filha da terra constam as letras de temas da srie Super Pai, da TVI, ou da telenovela Senhora das guas, transmitida na RTP. A Marcha da Semana do Mar 2011 foi da sua autoria, tendo alm disso vencido o concurso para a letra da Marcha dos Mercados  do municpio de Lisboa.  A letra da nova canão de promoão da Volta a Portugal em Bicicleta tem tambm a sua assinatura. 


Eugnia vila Ramos aquando da entrega do diploma de apreo pela criatividade, dinamismo e notoriedade artstica por parte do executivo marticense  

Um dos projetos com os quais colabora,  Rua da Lua, encerrou a sessão solene, acariciando  os presentes durante uma hora com msicas tradicionais aorianas e com canões  a que Eugnia vila Ramos deu as palavras.

















Grupo Rua da Lua durante a atuaão




2015-03-13 11:58:09

NEWSLETTER
Receba notícias nossas

 

 

 

Festas do Bairro
Nos dias 15, 16 e 17 de julho decorrem as Festas do Bairro da Boavista comemorando as festividades de São Pedro.
 
Matriz assinala Dia da Freguesia
A Matriz, freguesia mais central do concelho da Horta, assinalou no dia 8 de maro mais um Dia da Freguesia, data que marca tambm, o nascimento de Antnio Jos de vila, mais tarde Duque D vila e Bolama.
 
3.ª Edião do Urban Tral da Matriz com forte participaão
A edião deste ano, apresentou-se com um novo percurso desafiante aos atletas que compareceram à partida levando-os a percorrer alguns recantos histricos da freguesia.
 
Abertas candidaturas para bolsa de estudo
Estão abertas as inscriões a todos os interessados em beneficiar de uma bolsa de estudo a fim de prosseguir os estudos ao nvel do ensino superior.